Os Cinco Sentidos

Trabalha-se os sentidos desde a Educação Infantil, aliás, uma fase marcada por eles.




É sabido por todos, que nosso corpo é dotado de 5 sentidos e são eles:  tato;olfato;audição;paladar e visão. Salvo é claro, nossos companheiros portadores de alterações em um ou mais desses aspectos do sensório.
Através desses sentidos  percebemos o ambiente e todos os elementos que nos cerca. 

O cérebro desempenha um papel importantíssimo, porque é ele que recebe os impulsos nervosos enviados pelas terminações nervosas da pele(tato), pelas terminações nervosas do nariz(olfato), pelos magníficos e precisos mecanismos do ouvido(audição), pelas papilas gustativas da língua(paladar) e, por fim, pela retina, que fica no interior daquele que é o mais esplendoroso mecanismo sensitivo humano, o olho(visão).

Esses cinco sentidos, nos põe em contato com o mundo e nos permite interagir com ele. Todos os processos educacionais estão enraizados no sensório, tanto em atividades cognitivas quanto motoras. À Educação busca intensamente, pelos elementos da motivação, estimular o maior número desses sentidos, para que o processo de aprendizagem seja o mais rendoso possível.
Um fato importante, é que a maior parte de toda essa interação é realizada através de 2 desses 5 sentidos, sendo eles a audição e a visão. 
A utilização de recursos áudio visuais por exemplo, enriquece os processos de aprendizagem, etc.
Neste ponto, nossos amigos portadores de características especiais, em um ou mais dos seus sentidos, fica prejudicado, por causa da concentração dos recursos em cima da audição e ou da visão.

A dica para à Educação  Infantil,  alunos de 5 anos, é fazer algumas atividades explorando as partes do corpo, em especial, a cabeça. Além do que, músicas com muito movimento para que possam sentir cada membro do corpo.
Andar com os alunos pela escola e deixá-los  bem a vontade , se possível, na sala de leitura, com almofadas no chão, para que eles também ouçam e observem os sons dentro e fora da escola, além do que,  uma mídia com  sons da natureza...
Outra proposta de atividade é fazer uma oficina, num determinado local da escola, onde será colocado tapetes no chão com diferentes materiais e texturas, para que possam pisar, sentir, tocar, explorar o Tato. E nesta mesma sala,  o aluno poderá experimentar alguns alimentos e  ou sucos  , a fim de sentir as texturas,  sabores e consistências de diferentes alimentos, tais como :  limão, abacaxi, mel, café, sal, açúcar, castanhas, cereais, alimentos duros e moles, frios e quentes. 
Com isso introduzimos atividades que possibilitem explorar todos os sentidos, inclusive a visão e o olfato. 

Pode -se trabalhar os sentidos também com o rosto coberto, para que não vejam, apenas sintam , tudo que esta a sua volta e se o ambiente estiver com baixa iluminação, melhor ainda.






Poesia  -     Cinco Sentidos  -    



                                                                CORPO  SABIDO

TUDO QUE A GENTE SENTE, 
GOSTO, SOM, TATO, CHEIRO E VISÃO.
SE  ESTÁ FRIO OU SE ESTÁ QUENTE,
AQUI VAI A EXPLICAÇÃO.

CINCO SÃO NOSSOS SENTIDOS,
E COMEÇO PELO TATO.
ÁSPERO, MACIO OU LISO,
NOSSA PELE SABE AJATO.

TATO É UM BARATO

GATO É FOFO E TÃO MACIO
DIFERENTE DO ELEFANTE.
GELO É LISO E BEM MAIS  FRIO
QUE UMA SOPA BORBULHANTE.

TUDO EU SEI COM O MEU TATO
E ENXERGO COM A MÃO.
SÓ QUE CORTAM MEU BARATO:
(...) EI!  NÃO MEXE NISSO NÃO!

HUMMMMMMMMMM ...

MAS FALANDO EM COMIDA...
DÁ ATÉ GOSTO LEMBRAR
DE UMA TORTA DE MORANGO
MAS QUE BOM!  QUE PALADAR!

É NA LÍNGUA ESTE SENTIDO
QUE NA GENTE É APURADO.
EM QUATRO TIPOS DIVIDIDO:
AMARGO, AZEDO, DOCE  E  SALGADO.

É DE DAR GOSTO!

OLHA SÓ QUE ENGRAÇADA
ESTA INFORMAÇÃO DOIDONA:
SÓ MESMO ESTANDO MOLHADA
NOSSA LÍNGUA FUNCIONA.

EI!  CAPRICHE NA RECEITA
PRA PAPILA GUSTATIVA.
SE A COMIDA ESTÁ BEM FEITA
ELA SENTE E GRITA:  VIVA!


SOM NA CAIXA!

BATA PALMAS QUE CHEGOU
A HORA DA AUDIÇÃO.
UM SENTIDO DO BARULHO
PRA DANÇAR  ROCK  OU  BAIÃO!

LIGUE UM SOM BEM ANIMADO,
MAS CUIDADO COM A ALTURA!
NOSSO OUVIDO É DELICADO
E PRECISA DE TERNURA.

OUÇA  ESSA!

ESTE ORGÃO ENROLADO
TEM ATÉ UM LABIRINTO.
TEM MATERNO, TEM BIGORNA.
COMO É QUE EU NEM SINTO?

UMA MÚSICA  BONITA,
UM PEDIDO DE SOCORRO...
SE UMA PESSOA GRITA
ELE AVISA E EU CORRO.

OLHA  SÓ!

TEM SENTIDO MAIS BONITO
QUE O SENTIDO DA VISÃO?
VOCÊ  VÊ O INFINITO,
CÉU, CINEMA, TELEVISÃO.

A  VISÃO  ALCANÇA LONGE,
VAI ATÉ O HORIZONTE,
MAS, SE O QUE SE VÊ É FEIO, 
OU DÁ MEDO...  NEM  ME  CONTE!

OLHO  NO  OLHO

CADA OLHO É UM CONVITE
PRA SABER QUE A VIDA É BELA
ELE MOSTRA QUE O LIMITE
DO SEU CORPO É A JANELA.

OLHO É COISA TÃO BONITA
COMO ESTRELA A BRILHAR.
QUALQUER COR DO AZUL AO NEGRO
O QUE IMPORTA É OLHAR.

SENSAÇÕES SENSACIONAIS!

VER, OUVIR, SENTIR, FALAR E TOCAR
E CURTIR O PALADAR
TANTA COISA PRA VIVER...
E VOCÊ PODE AJUDAR.


E, OUTRA DICA DE LEITURA PARA ATENTAR-SE  AINDA MAIS QUANTO AO USO E PERCEPÇÃO DOS SENTIDOS ESTÁ NA LEITURA DO LIVRO: OS CINCO SENTIDOS.
COLEÇÃO: TODOLIVRO.

NESSA LEITURA CONSTA UMA BATE PAPO ENTRE MÃE E FILHA E O CONVITE DA MAMÃE  PARA QUE A FILHA A ACOMPANHE NO PREPARO DE UMA DELICIOSA RECEITA.  TRABALHANDO  E AGUÇANDO AINDA MAIS   OS   CINCO SENTIDOS .




O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gostos doce, salgado, amargo, azedo e umami. Esse último é o sabor produzido por alguns tipos de aminoácidos.

E FICA AQUI A DICA DOS DEMAIS LIVROS DA COLEÇÃO "OS CINCO SENTIDOS"









Um comentário: