Grande ou Pequena

Grande ou Pequena

Autora:  Beatriz Meirelles
Ilustração:  Aida Cassiano

Este poema é uma graça, e muito criativo e as ilustrações são lindas .O assunto, pra lá de pertinente, é só ler e perceber que faz parte do nosso dia a dia...





Sou grande ou sou pequenina?
Ainda não sei dizer.
Passo os dias inteiros
Procurando entender.

-Quero brincar na rua!
-Nada disso - diz o papai.
-Você é pequenininha,
Sozinha ainda não sai!

Meu irmão chupa chupeta,
Eu também quero chupar.
Mamãe diz: - menina grande não faz isso.
Vá brincar!

Vou pro quarto da mamãe,
Pego o sapato mais chique,
Mas, quando chego na sala,
Ela tem o maior chilique.

-Mariana, tire isso!
Vai já para o quarto guardar:
-Você é muito pequena,
Vai cair, se machucar!

Ora, que coisa esquisita!
Nunca sei o que pensar.
Se sou grande ou sou pequena,
Quem pode me informar?

(...)


-Papai, mamãe, me escutem!
Eu preciso perguntar.
Sou grande sou pequeninha,
Quem pode me informar.

Papai olhou pra mamãe
E os dois olharam pra mim.
Acho que me entenderam
E não vão me deixar assim.

Meu amor, existem coisas 
Que você pode fazer,
Por que já é grande o bastante
E pode compreender.

-No entanto, existem outras
Difíceis para o seu tamanho
Mas entendo que para você
Pode ser estranho.

(...)

Porque, pelo que entendi
Em minha vida inteirinha, 
Para umas coisas sou grande
Para outras, pequenininha.

De tudo isso uma coisa
Senti no olhar de meus pais:
Para ter o carinho deles
Não serei grande  jamais!




E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!



Um comentário:

  1. Muito Obrigada!
    Estava procurando essa poesia para ler em uma reunião de pais!
    Gratidão!

    ResponderExcluir