O Que Não Cabe e o Que Cabe No Meu Mundo

 O que não cabe no meu mundo

Autor: Fábio Gonçalves Ferreira
Ilustração: Ricardo Tokumoto

Uma coleção maravilhosa para se trabalhar valores.
Todo ano é necessário conversar com os alunos a respeito de inúmeras questões relacionadas a moral, ética, hábitos de convivência, enfim, o dia a dia do aluno e o seu convívio social.


Selecionei apenas uma história tratando a questão do preconceito, todavia acredito que todas deveriam ser lidas para que tanto professores quanto alunos aprendam a entender o outro , a respeitá-lo em seus diferentes aspectos sócio culturais. E numa situação oportuna poderão interferir e  também  orientá-los sobre alguns aspectos/características.

Basta um olhar diferenciado e/ou uma palavra ou comentário para que surja mudanças e esclarecimentos quanto a determinadas "manias" que muitas vezes passam despercebidas.



Existe um monstro que é muito bobo, desses que invadem e tomam o nosso coração.
Ele tem o corpo todo peludo; seus dentes são grandes, como de um cachorro raivoso; e ele vive babando.
Apesar de ter uma cara de bobão, ele é muito perigoso e malvado, e nem sabe direito o mal que faz aos outros.
Essa criatura mal-humorada, conhecida como bobomonstro, quando consegue entrar em nosso coração, deposita lá um veneno chamado preconceito.
Este veneno faz com que as pessoas pensem que não gostam de outras pessoas ou coisas diferentes , só porque não as conhecem direito.

Quem está contaminado pelo preconceito acha que tudo que é diferente dele é ruim, chato ou menor.

Por exemplo: acha que uma pessoa é perigosa ou inferior só porque tem o cabelo diferente, fala de outro jeito, se veste de maneira mais simples ou mesmo com outro gosto.

Já viu tamanha bobeira? por isso que esse monstro ridículo é chamado de bobomonstro, pois não existe coisa mais boba do que julgar os outros pelas aparências.
Todas as pessoas são diferentes. Você é diferente de seus coleguinhas! E não significa que alguém seja ruim por conta disso. Mas o bobomonstro e as pessoas dominadas por ele  não querem saber.
Vivem julgando os outros pela maneira como são. E pior, quando o bobomonstro se junta com o crudêncio, um monstro malvado, eles acabam magoando ou até mesmo machucando essas pessoas que eles acham estranhas...

Fazendo assim o bobomonstro terá tanto medo de você que nem vai se atrever a envenená-lo com o preconceito. E o melhor de tudo é que você fará novos amigos, com novas maneiras de ver o lindo mundo que existe ao nosso redor.

Como o autor diz, veja bem o nome já diz tudo. Pré-conceito, conceito antecipado sobre algo ou alguém. Daí o julgamento.
È importante educar as crianças para o mundo, para tudo que esta a sua volta. Ensine-os a não classificar, a ser carinhoso, a respeitar e valorizar aqueles que estão a sua volta e fazem parte ou farão de suas vidas.

Os demais livros sobre o que não cabe no mundo são:  bagunça; crueldade; egoísmo; gula; impaciência; inveja; mentira; preguiça e teimosia.
Em todas as leitura há sempre um monstrinho indesejável, bagunceiro, preguiçoso, maldoso, cruel, mentiroso, invejoso, guloso, impaciente e teimoso como ele só.

O que cabe no meu mundo

Sensibilidade

Sensibilidade é a capacidade de sentirmos o mundo à nossa volta.
De percebermos os sentimentos das pessoas e dos animais e as coisas de uma maneira  muito especial.
Significa experimentarmos, no fundo do nosso coração, sentimentos bons ou ruins. Como, por exemplo, tristeza por ver alguém doente ou machucado.

(...)

Quando temos sensibilidade, é possível notar o que o outro está sentindo, até mesmo por uma conversa a distância ou por um simples olhar. Assim, também é possível percebermos a saudade que sentimos uns dos outros.
É um dom que precisa ser cultivado entre nós. 
Deve ser regado como uma plantinha, pois é por meio da sensibilidade que conseguimos expressar nossos verdadeiros sentimentos e também percebermos os sentimentos dos outros.







2 comentários:

  1. A COLEÇÃO "O que NÃO cabe no meu mundo" é muito enriquecedora para trabalhar com os alunos valores essenciais.

    O que NÃO cabe no meu mundo IMPACIÊNCIA

    CARA CHATO É ESTE MONSTRO CHAMADO JAJAMONSTRO.
    POR CAUSA DISSO, ELE SÓ TEM UM AMIGO, MAS QUE É TÃO CHATO QUANTO ELE.

    O JAJAMONSTRO É BAIXINHO, REDONDINHO E BRAVO. NÃO SABE ESPERAR POR NADA, VIVE EXIGINDO DOS OUTROS QUE O QUE ELE QUER TEM QUE SER AGORA!

    ALIÁS, “AGORA” É A ÚNICA PALAVRA QUE ESSE MONSTRO SABE FALAR. POR ISSO, ELE FICA REPETINDO O TEMPO TODO: “AGORA! AGORA! AGORA! AGORA! AGORA!”.

    JAJAMONSTRO NÃO CONSEGUE ENTENDER QUE EXISTEM OUTRAS COISAS ACONTECENDO NO MUNDO, ALÉM DAS QUE ELE QUER. POR EXEMPLO, SE ELE ESTÁ COM FOME, NÃO CONSEGUE ENTENDER QUE A COMIDA PRECISA FICAR PRONTA E QUE MESMO DEPOIS DE PRONTA PRECISA ESFRIAR UM POUQUINHO.

    “AGORA! AGORA! AGORA!” E ZAPT! ATACA A COMIDA QUENTE E ACABA QUEIMANDO A LÍNGUA.

    QUANDO JAJAMONSTRO DOMINA UMA CRIANÇA, ELA PASSA A SE COMPORTAR COM ELE. “AGORA! AGORA! AGORA!” A CRIANÇA FICA MUITO CHATA!

    ENTÃO, QUANDO UM ADULTO USA A PALAVRA “ESPERA”, O JAJAMONSTRO, DENTRO DA CRIANÇA, PARECE QUERER EXPLODIR.

    ELE TEM VERDADEIRA RAIVA DESSA PALAVRA, E, PARA TENTAR VENCER ESSE SENTIMENTO, DISPARA O SEU INSUPORTÁVEL “AGORA! AGORA! AGORA! AGORA! AGORA! AGORA!”.

    ACONTECE QUE NEM SEMPRE AS COISAS ESTÃO PRONTAS E À DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS E DOS MONSTROS. EXISTEM COISAS QUE PRECISAM DE UM TEMPO PARA SER PREPARADAS, E OUTRAS PRECISAM SER GUARDADAS PARA O MOMENTO CERTO!

    VOCÊ JÁ REPAROU COMO CRESCEM AS PLANTAS? ELAS LEVAM UM TEMPO PARA FICAR GRANDES. DE NADA ADIANTA TER PRESSA. É ASSIM COM MUITAS COISAS QUE NOS CERCAM.

    DE NADA ADIANTA QUERER QUE O DIA AMANHEÇA SE ANTES NÃO FORMOS DORMIR. NÃO ADIANTA F ICAR GRITANDO “AGORA!” NA FRENTE DO FORNO, PORQUE O BOLO SÓ FICARÁ PRONTO NO TEMPO CERTO. E DE QUE ADIANTA COMER COMIDA QUENTE SÓ PORQUE NÃO SABEMOS ESPERAR?

    CRIANÇAS ATACADAS PELO JAJAMONSTRO NÃO SABEM ESPERAR A HORA CERTA NO NATAL PARA ABRIR OS PRESENTES NEM APROVEITAR A MAGIA DAS SURPRESAS, JÁ QUE TUDO TEM QUE SER AGORA!

    ESTÁ CERTO, NINGUÉM GOSTA DE ESPERAR MUITO POR UMA COISA QUE DESEJA BASTANTE. NÃO É FÁCIL MESMO! MAS FICAR IRRITADO OU TRISTE POR NÃO SABER ESPERAR É QUE É PERDER TEMPO.

    CHUTE ESSA BOLA CHATA PARA LONGE DE VOCÊ E SE LIVRE DE VEZ DO JAJAMONSTRO! APRENDA A ESPERAR O MOMENTO CERTO E, PRINCIPALMENTE, DERROTE ESSE MONSTRINHO COM UM SEGREDO QUE EU VOU CONTAR: TUDO NO MUNDO TEM SEU TEMPO, SE NÃO ACONTECEU AINDA E VOCÊ JÁ FEZ TUDO O QUE PODIA PARA QUE ACONTECESSE, SAIBA QUE A ESPERA VAI AUMENTAR A ALEGRIA DAQUILO QUE FOR CONQUISTADO.

    Autor: Fabio Gonçalves Ferreira

    ResponderExcluir